comunicação

Notícias

20 de julho de 2017

10 anos Despoluir
2 milhões de aferições

10 anos Despoluir

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte –, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT, completa neste mês dez anos de existência. O programa chegou à marca de 2 milhões de avaliações de caminhões e de ônibus por meio do projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. No período, foram atendidas aproximadamente 19 mil empresas e cerca de 21 mil autônomos.

O presidente da CNT, Clésio Andrade, celebra o fato de o programa ter contribuído para a redução da emissão de poluentes pelos veículos de carga e de passageiros e, por extensão, ter garantido mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor. Nesses anos, a iniciativa tem incentivado os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos do setor ao meio ambiente e à saúde do trabalhador do transporte.

"O setor transportador foi pioneiro ao assumir sua parcela de responsabilidade socioambiental uma década atrás. Hoje temos orgulho de constatar que o Despoluir se tornou a maior ação empresarial de gestão ambiental em curso no Brasil e uma das maiores do mundo. As ações de conscientização, promovidas pelo programa, garantem benefícios diretos para o meio ambiente e para a saúde dos trabalhadores, além de aumentar a eficiência e contribuir para a redução dos custos operacionais das empresas", declara. Na avaliação de Clésio Andrade, a atuação da CNT e do SEST SENAT – como grandes instituições de representação do setor transportador do país que são – confere a abrangência em escala nacional ao programa e a capilaridade necessária para alcançar todos os transportadores e a sociedade brasileira.

O programa vem contribuindo para a formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, com representação nos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. As unidades do SEST SENAT promovem cursos com temática ambiental para aprimorar as práticas dos trabalhadores do transporte. Já as federações afiliadas à CNT, além das avaliações veiculares, oferecem orientações técnicas para o gerenciamento das atividades e promovem prêmios para estimular práticas socioambientais no setor.

Agenda mundial

A representante da CNT no Conama e consultora do Despoluir, Patrícia Boson, esclarece que investir na conservação do meio ambiente está diretamente ligado à sobrevivência sustentável do setor, que tem muito a contribuir com os compromissos climáticos. Segundo ela, os problemas ambientais adquiriram uma dimensão que excede a preocupação em esfera local, requerendo atuação em nível global na busca pela sustentabilidade. Exemplo disso é que, no final de 2015, foi assinado o Acordo de Paris na 21ª Conferência das Partes - COP21. "O setor transportador pode contribuir significativamente para o alcance dos compromissos nacionais, com medidas de eficiência energética, expansão do consumo de biocombustíveis, melhorias na infraestrutura e melhor aproveitamento dos modais de transporte", explica.

Na atuação para incentivar a adoção de sistemas de gestão ambiental e seu aprimoramento contínuo, o programa ouviu empresários do setor para produzir publicações como a Sondagem CNT de Gestão Hídrica – Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros 2017, o Manual CNT de Gestão Hídrica – Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros e a Sondagem Ambiental do Transporte. O Despoluir também estimula o reconhecimento de reportagens jornalísticas que abordam questões socioambientais do setor de transporte por meio da categoria Meio Ambiente e Transporte, no Prêmio CNT de Jornalismo.

Diego Gomes
Agência CNT de Notícias

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

08 de dezembro de 2017

Concurso de redação "Despoluir para preservar"

Conheça os vencedores do projeto do Despoluir-Fetronor

07 de dezembro de 2017

Empresário Marconi Gouveia Filizzola

da empresa Cidade Alta, do Recife-PE

06 de dezembro de 2017

Segurança e economia para o transporte

Simuladores estão sendo utilizados no treinamento de motoristas

MAIS NOTÍCIAS