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19 de junho de 2019

Aplicativo para
transporte coletivo

Aplicativo para

O aplicativo Curitiba 156, da capital paranaense, ganhou uma nova função para usuários do transporte público. Por meio da ferramenta Origem e Destino, é possível verificar opções de ônibus mais próximas do local de partida e saber a melhor forma de se deslocar.

O cidadão digita o local onde está e o destino que deseja chegar e o aplicativo mostra quais são as opções de ônibus mais próximas do local de partida. "A opção de origem e destino não existia dentro da versão do Itibus", explicou o gestor de Tecnologia de Informação da Urbs, Vilson Kummel.

Segundo informações da Prefeitura, o Curitiba 156 usa a plataforma do Itibus da Urbs, que foi aperfeiçoada para virar aplicativo

Com o aplicativo para celular Curitiba 156 os passageiros também podem fazer bloqueio do cartão-transporte, consultar o extrato completo do crédito de passagens e ainda ver no mapa da cidade a localização em tempo real das 250 linhas de ônibus, os itinerários e horários.

Antes, para bloquear o cartão só era possível ligando para a Central 156 e, o desbloqueio pessoalmente num dos postos de atendimento da Urbs. Agora, em caso de roubo ou perda do cartão o titular pode fazer o bloqueio diretamente pelo aplicativo e do contrário, também desbloquear quando reaver o cartão.

"Dentro do aplicativo Curitiba 156, basta clicar no ícone Meu Ônibus para as funcionalidades aparecerem. Se a opção for o itinerário, o sistema traça rotas para o cidadão, informa as linhas em tempo real próximo ao ponto exato do caminho em que está o ônibus", informou a Prefeitura, em nota.

Outra funcionalidade é um ícone que aparece acima do nome da linha selecionada mostrando se ela tem acessibilidade e ainda se aceita apenas cartão-transporte, além de estimar o tempo do trajeto.

Além disso, o Meu Ônibus mostra para o passageiro todos os pontos de parada da linha selecionada ao longo do trajeto, segundo informações da Prefeitura.

Ainda dentro do Meu Ônibus, é possível marcar a linha mais usada com frequência em "favoritar", facilitando uma próxima consulta. O usuário do cartão-transporte pode consultar o saldo de créditos de passagem pelo aplicativo e obter um extrato simplificado dos usos do cartão.

Cadastro

Se o cidadão já tem conta no portal de internet da Central deverá ativar o Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha. Se ainda não tem, será necessário se cadastrar, ativar a conta por meio de um link enviado por e-mail e depois fazer o login com CPF e senha. Os sistemas são sincronizados, segundo a Prefeitura.

No cadastramento da identificação é possível acrescentar uma foto de perfil e incluir a leitura digital por biometria, se o aparelho celular tiver esta funcionalidade e, inclusive, fazer login pelo Facebook.

Fonte: Diário do Transporte

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