comunicação

Notícias

25 de maio de 2011

Despoluir: Frota de João Pessoa supera média nacional de aprovação
Índice de aprovação dos ônibus da Capital foi de 92,5%, enquanto que a média nacional é 89%

Despoluir: Frota de João Pessoa supera média nacional de aprovação

Como vem acontecendo nos últimos anos, as empresas de transporte coletivo de João Pessoa continuam obtendo bons índices e superando a média nacional no que diz respeito à preocupação com o meio ambiente, a partir da redução gradativa da emissão de poluentes.

 Dados parciais referentes à primeira etapa de aferições feitas pelo Programa Despoluir na Paraíba, indicam que os 517 veículos de transporte coletivo que circulam em João Pessoa, continuam com índices de aprovação superiores à média nacional no que diz respeito à emissão de gases poluentes na atmosfera.

A frota de ônibus urbanos de João Pessoa apresentou um índice de aprovação de 92,5%, enquanto a média nacional é de 89%. Para o coordenador do Despoluir na Paraíba, Amauri Azevedo, “já é uma constância João Pessoa terminar o ano acima da média nacional”.

O Programa Despoluir é desenvolvido pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

Na Paraíba, os técnicos do Despoluir realizam 200 avaliações mensais, em ônibus urbanos, intermunicipais e interestaduais de João Pessoa e Campina Grande. Pelo menos duas vezes por ano a frota dessas cidades é avaliada.

“Após constatar a aprovação do veículo, eles recebem um selo do Despoluir, atestando a boa qualidade dos motores. O selo tem validade de 180 dias”, explica Amauri Azevedo.

Quando o veículo é reprovado na avaliação do Despoluir – cujo índice em João Pessoa é de apenas 7,5% - as empresas recebem um relatório contendo todas as informações necessárias para a correta manutenção do ônibus.

Dentre algumas medidas recomendadas estão, por exemplo, o ajuste do motor de acordo com as prescrições do fabricante para que queimem o combustível dentro da normalidade e a correta operação do veículo que também é um fator importante para a redução da fumaça preta – sinal de que o veículo não está queimando todo o combustível.

Anualmente, a Fetronor e a CNT promovem o Prêmio Despoluir de Qualidade Ambiental, que distingue as empresas que atingiram os melhores índices.

Para o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, esse bom desempenho se deve “a uma série de ações que passam pela renovação periódica da frota, até o treinamento dos operadores.

“Nos últimos quatro anos já renovamos quase 60% da frota e investimos em cursos de direção econômica para qualificar ainda mais nossos motoristas”, revela Tourinho.

Despoluir

           O Programa Despoluir, lançado em 1997, tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador e contribuir com os esforços mundiais visando a diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

            O Despoluir promove o uso de energia limpa pelas empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas e estimula a adoção de normas ambientais relativas às emissões de poluentes por veículos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fetronor

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

08 de dezembro de 2018

Despoluir realiza visitas técnicas

às empresas de transportes da Paraíba

07 de dezembro de 2018

Caroline de Sousa é a vencedora do Concurso

de Redação "Despoluir para preservar"

06 de dezembro de 2018

Cursos gratuitos para gerir negócios no transporte

Capacitações do SEST SENAT ajudam transportadores

MAIS NOTÍCIAS