comunicação

Notícias

13 de novembro de 2017

NTU lança livro
da história do ônibus

NTU lança livro

A trajetória do transporte público por ônibus no Brasil, contada sob a perspectiva de quem ajudou a construir a história desse setor nas últimas três décadas. Esse é o enfoque do livro NTU 30 anos, que a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lança nesta quarta-feira (8/11), em Brasília. O livro, publicado no ano em que a entidade celebra seu trigésimo aniversário, registra as mudanças ocorridas no período e o desenvolvimento do modal responsável por transportar 86,3% dos passageiros do transporte público, cerca de 33 milhões de passageiros.

Repleto de dados e informações precisas sobre a evolução do serviço de transporte público urbano, o livro registra conquistas importantes para o usuário desse sistema, como a criação do vale-transporte, contando como foi articulada no Congresso Nacional a aprovação da Lei nº 7.418/1985, que instituiu o benefício em 1985. O vale-transporte viria a se tornar obrigatório em 1987 como resultado das ações da NTU, beneficiando atualmente 35% dos usuários do transporte público urbano.

O livro NTU 30 anos aborda também os avanços ocorridos na adaptação dos ônibus para atender aos passageiros com necessidades especiais, com destaque para a aprovação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012); o reconhecimento do transporte público como um direito social, conforme determina a Constituição, no Artigo 6º (EC 90/2015); a adoção de tecnologias que hoje permitem pagamentos por meio eletrônico, proporcionando maior segurança e conforto aos passageiros; e outras histórias relacionadas à entidade que participou dos principais acontecimentos do setor nas últimas três décadas.

"O conteúdo do livro extrapola o de uma publicação meramente institucional. A história da NTU é a história do transporte público urbano por ônibus no Brasil. E continuamos participando todos os dias desse enredo de desafios e vitórias para o setor e para os usuários desse serviço" destaca Otávio Cunha, presidente executivo da NTU.

Fonte: site da NYU

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

15 de fevereiro de 2018

2018: ano de investir no transporte

Entrevista do presidente da CNT, Clésio Andrade

08 de fevereiro de 2018

Simulador de financiamento da CNT

facilita compra de ônibus

06 de fevereiro de 2018

Fetronor realiza mais de180 mil aferições do Despoluir em 2017

Federação está entre as primeiras do Brasil, segundo CNT/Sest Senat

MAIS NOTÍCIAS