comunicação

Notícias

13 de novembro de 2017

Livro conta a história do ônibus urbano no Brasil
NTU lança livro dos 30 anos de conquistas do transporte público

Livro conta a história do ônibus urbano no Brasil

A trajetória do transporte público por ônibus no Brasil, contada sob a perspectiva de quem ajudou a construir a história desse setor nas últimas três décadas. Esse é o enfoque do livro NTU 30 anos, que a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lança nesta quarta-feira (8/11), em Brasília. O livro, publicado no ano em que a entidade celebra seu trigésimo aniversário, registra as mudanças ocorridas no período e o desenvolvimento do modal responsável por transportar 86,3% dos passageiros do transporte público, cerca de 33 milhões de passageiros.

Repleto de dados e informações precisas sobre a evolução do serviço de transporte público urbano, o livro registra conquistas importantes para o usuário desse sistema, como a criação do vale-transporte, contando como foi articulada no Congresso Nacional a aprovação da Lei nº 7.418/1985, que instituiu o benefício em 1985. O vale-transporte viria a se tornar obrigatório em 1987 como resultado das ações da NTU, beneficiando atualmente 35% dos usuários do transporte público urbano.

O livro NTU 30 anos aborda também os avanços ocorridos na adaptação dos ônibus para atender aos passageiros com necessidades especiais, com destaque para a aprovação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012); o reconhecimento do transporte público como um direito social, conforme determina a Constituição, no Artigo 6º (EC 90/2015); a adoção de tecnologias que hoje permitem pagamentos por meio eletrônico, proporcionando maior segurança e conforto aos passageiros; e outras histórias relacionadas à entidade que participou dos principais acontecimentos do setor nas últimas três décadas.

"O conteúdo do livro extrapola o de uma publicação meramente institucional. A história da NTU é a história do transporte público urbano por ônibus no Brasil. E continuamos participando todos os dias desse enredo de desafios e vitórias para o setor e para os usuários desse serviço" destaca Otávio Cunha, presidente executivo da NTU.

Fonte: site da NYU

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

22 de novembro de 2017

Empresário Arthur Bruno Schwambach

Fundador do Grupo Borborema

21 de novembro de 2017

Governo regulamenta Pró-Transporte até 2020

Seleção de propostas do Refrota continuará com as regras atuais.

17 de novembro de 2017

Investimento nas rodovias é menor

que o gasto com acidentes - conforme pesquisa CNT

MAIS NOTÍCIAS