comunicação

Notícias

13 de dezembro de 2017

Redações
"Despoluir para preservar"

Redações

No dia 7 de dezembro, foi realizado em Natal-RN a premiação dos vencedores do concurso de redação escolar "Despoluir para preservar", iniciativa do Despoluir da Fetronor em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do projeto Pelotão da Cidadania do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).

Confira abaixo as redações vencedoras.

1º lugar - Categoria 4º/5º ano

Diego Miller Sousa e Silva - aluno do 4º ano da Escola Municipal Profª Emília Ramos

"Queremos um muundo melhor"

Vocês sabem que o nosso planeta está em risco? Pois é! Está cheio de doenças por causa da poluição. Cheio de fumaça de carros e de lixo nas ruas e mares. Se continuar assim não vai ter mais animais nas florestas e as pessoas também irão sofrer. Para melhorar depende de nós. Precisamos reciclar e não gastar muito. Precisamos cuidar do nosso planeta e não desperdiçar água, não jogar lixo nas ruas e também não soltar fumaça.
Existem alguns projetos que ajudam o meio ambiente. O Programa Despoluir ajuda porque conserta os ônibus para que não soltem fumaça e não prejudique a saúde das pessoas. Também tem as Zonas de Proteção Ambiental, que servem para proteger a natureza, pois sem natureza a gente morre. A natureza dá vida, água, alimentos, frutos, sombra e também ventos. Por favor, não queimem as árvores, não joguem sujeira na água. Jogue lixo no lugar certo. Todos nós devemos cuidar do nosso planeta para vivermos melhor.

1º lugar - Categoria 8º/9º ano

Geovana Rodrigues do Nascimento, aluna do 8º ano da Escola Municipal Profº Francisco Cavalcanti

"Juntos por um mundo melhor"

O meio ambiente é importante para nossa vida de uma forma geral. Cada parte dele nos ajuda a viver melhor. Mas há uma desvantagem no meio disso, como é o caso da poluição, quando o nosso bem-estar é afetado. Pode existir vários tipos de poluição, dentre eles a poluição da água, sonora, do solo, radioativa, e uma que enfrentamos todos os dias sem vermos, que se denomina poluição do ar.
Sabemos que o ar que respiramos sofre com o nosso desrespeito, afinal ele só retribui o que recebe. As maiores causas dessa poluição são: queimadas em grandes zonas florestais, os transportes, principalmente aqueles a base de gasolina, liberando poluentes no ar, fazendo com que tenhamos problemas respiratórios, entre eles a asma. Também pode causar problemas na atmosfera, fazendo com que o ar fique mais quente, derretendo geleiras e provocando o aquecimento global.
Podemos concluir que, se tudo isso continuar, daqui a alguns anos, não restará mais nada. Mas podemos fazer algo agora. Precisamos reformar nosso modo de cuidar, desde as autoridades até a população do país. Não faz diferença de qual classe social somos, todos devemos cuidar da nossa flora e fauna. Juntos, podemos fazer um mundo melhor.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

21 de junho de 2018

Escola Reginaldo Ferreira recebe o Despoluir

43 alunos conheceram o Programa Ambiental do Transporte

20 de junho de 2018

Inscrições abertas para Prêmio CNT de Jornalismo

Concorrem trabalhos jornalísticos veiculados entre 8/08/2017 e 6/08/2018

18 de junho de 2018

Copa SEST SENAT de Direção Segura e Econômica

Partidas entre empresas de transporte começam nesta terça-feira (19)

MAIS NOTÍCIAS