comunicação

Notícias

06 de fevereiro de 2017

Sest Senat-JP
ganha simulador de direção

Sest Senat-JP

A Paraíba é um dos primeiros estados do nordeste a dispor de um simulador de direção para treinamento de motoristas profissionais que trabalham no transporte de passageiros, de cargas e de táxis. O equipamento será entregue nesta terça-feira, às 8h da manhã, pelo presidente do Conselho Regional do SESTSENAT, Eudo Laranjeiras, em João Pessoa.

"Esse simulador de direção será um diferencial em nosso trabalho de qualificação dos trabalhadores do transporte, porque ele reproduz as condições mais adversas de tráfego e situações reais que o motorista enfrenta nas ruas e nas estradas", destaca Eudo Laranjeiras.

O simulador funcionará no SESTSENAT/João Pessoa, no Distrito Industrial e será utilizado nos cursos de formação e de qualificação de motoristas das empresas de ônibus, das transportadoras de cargas e taxistas.

O projeto Simulador de Direção é uma ação inovadora que coloca tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. "Na prática, isso se traduz em mais segurança e mais eficiência na capacitação dos profissionais assistidos pelo SESTSENAT", observa Eudo Laranjeiras.

Os simuladores funcionam em salas especiais. Numa área reservada está parte do equipamento, que simula a cabine de um caminhão ou de um ônibus. Nela, o aluno vivencia a experiência da condução. Em outra parte do ambiente permanece o instrutor, que determina como se dará o exercício.

"O instrutor define o veículo, as características do ambiente, intempéries e outros imprevistos com os quais o motorista terá que lidar. Ao final, é gerado um relatório, que aponta todos os detalhes do desempenho do condutor", explica Eudo.

O SESTSENAT João Pessoa já adaptou a grade curricular de seus cursos de formação e ampliou a carga horária de aulas práticas, utilizando o simulador de direção. Entre os novos conteúdos incorporados aos cursos destacam-se temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros, de cargas especiais e manobras.

Serviço:

SESTSENAT João Pessoa/PB

Rua Coronel João Costa e Silva, 201 – Distrito Industrial

Contato mais informações e entrevistas: Soledade Pontes (83) 3353-1400/3353-1449

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

08 de dezembro de 2017

Concurso de redação "Despoluir para preservar"

Conheça os vencedores do projeto do Despoluir-Fetronor

07 de dezembro de 2017

Empresário Marconi Gouveia Filizzola

da empresa Cidade Alta, do Recife-PE

06 de dezembro de 2017

Segurança e economia para o transporte

Simuladores estão sendo utilizados no treinamento de motoristas

MAIS NOTÍCIAS