comunicação

Notícias

08 de fevereiro de 2017

Simulador de JP
já está funcionando

Simulador de JP

João Pessoa é a primeira capital do nordeste a ser beneficiada com o programa de Simulador de Direção desenvolvido em nível nacional pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

O equipamento foi entregue pelo presidente do Conselho Regional do SEST/SENAT, Eudo Laranjeiras, em solenidade prestigiada por autoridades e representantes dos trabalhadores e das empresas de transporte de passageiros e de cargas da Paraíba.

"Essa é a tecnologia mais avançada que existe, coisa de primeiro mundo, que já está à disposição dos trabalhadores e das empresas de transporte da Paraíba para ajudar na qualificação dos profissionais desse setor tão importante para a economia e para a vida das pessoas", destaca Eudo.

O Simulador de Direção permitirá que todos os cursos de capacitação de motoristas de ônibus urbano, metropiolitano, rodoviário ou de fretamento, assim como na área do transporte de cargas e até de ambulâncias (vans), oferecidos pelo SEST/SENAT de João Pessoa, se utilizem desse equipamento.

Com esse simulador, a parte prática dos motoristas formados pelo SEST/SENAT será ampliada e garantirá muito mais segurança para todos, porque "eles só irão dirigir o veículos nas ruas e estradas depois de estarem totalmente capacitados pelo simulador", explica Laranjeiras.

O simulador de direção instalado no SEST/SENAT de João Pessoa é capaz de reproduzir situações reais vividas pelos motoristas em seu trabalho nas estradas e ruas das cidades, como obstáculos, buracos, pista molhada e escorregadia, neblina, chuva, manobras arriscadas, pneus furados, falta de freios e outros problemas com os veículos.

"Todos os nossos cursos de qualificação e de aperfeiçoamento de motoristas já foram readequados para o uso desse simulador, o que garantirá um aprendizado muito maior para os formandos e mais segurança para todos", garante Eudo.

Para o superintendente executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa, engenheiro Carlos Batinga, essa iniciativa, "além de melhor capacitar e qualificar, aumenta a segurança dos operadores e usuários de transportes, o que faz com que a sociedade ganhe como um todo".

O primeiro motorista a experimentar o simulador de direção do SEST/SENAT de João Pessoa foi Antônio de Pádua, presidente do Sindicato dos Motoristas da Paraíba. Com 37 de experiência como profissional do transporte, ele passou no teste de desempenho e, também, aprovou o equipamento.

"É mesmo que estar nas ruas, dirigindo um ônibus real, a diferença é que aqui a gente pode treinar num ambiente seguro e aprender com muito mais, sem colocar em risco as nossas vidas e a vida dos terceiros", reconhece Pádua.

Natal deve ser a próxima unidade do SEST/SENAT a receber esse equipamento. A meta do SEST/SENAT para os próximos três anos é capacitar 50 mil motoristas em todo país com o uso desse simulador de direção.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

23 de agosto de 2017

Sest Senat oferece cursos gratuitos

para aperfeiçoamento do currículo

22 de agosto de 2017

AL discute pleitos do setor de transportes

Fetronor participou do encontro com deputado George Soares

21 de agosto de 2017

Fetronor participa de seminário da reforma trabalhista

Evento reuniu 1.100 participantes no hotel Hoilliday Inn Arena

MAIS NOTÍCIAS