despoluir

O PROGRAMA

O Programa Ambiental do transporte Despoluir tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir com os esforços mundiais visando à diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Despoluir foi lançado em julho de 2007 pela Confederação Nacional do Transporte CNT e atua na área base da Fetronor em parceria com a Federação.

O Programa amplia e renova as ações do Programa EconomizAR, inciado há 10 anos em parceria com a Petrobras/Conpet, Programa Nacional da Racionalização do Uso de Petróleo e do Gás Natural responsável pela economia de mais de 400 mil litros de óleo diesel, somente em 2006, poupando atmosfera da emissão de mais de 1.000 toneladas de CO2 e particulados.



EVOLUÇÃO
Continuamente, os veículos de mais de 100 empresas sediadas nos quatro estados e que participam ativamente do Programa Ambiental, são vistoriados por equipamentos de alta precisão digital na detecção de desregulagens e medição dos níveis de emissão de gases e particulados.

Como resultado, em 10 anos de atuação, o Programa Ambiental garantiu um salto de 44,08% para 83,06% da frota de ônibus analisada e aprovada, ou seja, com índice de emissão de gases dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).