biblioteca

Artigos

08 de janeiro de 2014

60 anos de conquistas

Toda grande instituição tem um histórico de determinação, lutas e conquistas realizadas por homens abnegados, entregues a causas superiores. A Confederação Nacional do Transporte está entre as grandes instituições brasileiras, e sua história vem sendo construída exatamente assim, com todos esses elementos e com a vontade inquebrantável dos transportadores. Em 60 anos de história, a CNT tornou-se um marco institucional pelo crescimento do transporte do país, ocupando toda capilaridade por onde atua a atividade transportadora.

A CNT é protagonista de grandes realizações e com essas vieram grandes responsabilidades, em especial as adquiridas com a criação do Sest Senat, em benefício do trabalhador em transporte. Estabelecidas, principalmente, para a promoção da profissionalização, para a qualificação, para a atualização e para a reciclagem dos profissionais do transporte, mantendo a empregabilidade do trabalhador nesses tempos de globalização e de muita competitividade de mercado. 

Na parte social, o Sest Senat presta assistência integral, porém, são proporcionadas especiais ênfases àquelas especialidades que o trabalhador mais necessita e que não estão facilmente disponíveis na rede pública de saúde, que são odontologia, tratamentos de coluna e orientações para com a alimentação para uma vida saudável e para a prevenção de doenças.  As ações do Sest Senat têm sido decisivas para a ascensão profissional, econômica e social dos trabalhadores em transporte, de seus familiares e da comunidade na qual se instala. Atualmente, contamos quase uma centena e meia de unidades do Sest Senat, em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras.

A CNT atua no principal foco de interesse do empresariado transportador que trata do fortalecimento da atividade transportadora. Cientes que um sistema de transporte integrado e eficiente é fator decisivo para o crescimento social e econômico de um país, os transportadores, por meio de sua confederação, participam das principais agendas setoriais do Brasil, sempre na defesa de um transporte de qualidade. 
Entretanto, muito além da atuação corporativa, a CNT conta também ações efetivas de interesse imediato da sociedade. Sua pesquisa sobre rodovias é o estudo mais abrangente e revelador das condições das estradas brasileiras e referência para estudiosos, legisladores, representantes públicos e empresários para a adoção de políticas e estratégias em suas áreas.

Assim é também com outros importantes estudos voltados para o transporte ferroviário, hidroviário, navegação de cabotagem e interior, portuário e aeroportuário. Necessário destacar também a atuação da CNT na realização de uma das mais tradicionais pesquisas de opinião pública, reveladora da aceitação popular dos governantes, da conjuntura econômica e social do país. 

Com relevância crescente nos diversos espaços da organização política e social do país, a CNT levou sua voz aos principais fóruns relacionados à atividade transportadora e, assim, os debates mais profícuos de interesse específico do transportador e da sociedade têm o ponto de vista de nossa confederação. Um bom exemplo é a participação no Conselho Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, em razão de nossas medidas de controle da emissão de poluentes levadas a todos os níveis da atividade transportadora.

Com muitas conquistas ainda a empreender, a CNT identificou temas que figuram em destaque em sua agenda institucional, tais como o recém-instaurado Núcleo de Inteligência e Estratégia do Transporte, cujo objetivo principal será contribuir com propostas estratégicas para o desenvolvimento do transporte em suas diversas modalidades, para a melhoria da mobilidade urbana e para a logística integrada de transportes.
Outra importante ação é o Programa Avançado de Capacitação que contribuirá com a formação de profissionais em nível de especialização, MBA, mestrado, doutorado suprindo a carência de gestores, especialistas e pesquisadores em transporte, formando pessoas que contribuam para fortalecer a competitividade do transporte e que proponham políticas públicas efetivas para a consolidação desse importante segmento da economia brasileira.

As responsabilidades adquiridas ao longo de seis décadas de existência moldaram o caráter contemporâneo, arrojado e comprometido com os ideais de progresso que norteiam a atuação da Confederação Nacional do Transporte, que, nesses 60 anos, tornou-se orgulho do transportador do Brasil, mantendo vivo e renovado seu ânimo para atuar, por muitos anos mais, em defesa do transporte nacional. Nós, os transportadores, temos toda convicção de que a atuação da CNT é determinante para o desenvolvimento de nosso país e para o bem-estar de nosso povo. 

AUTOR
Senador Clésio Andrade, presidente da CNT e do Sest Senat​

outros artigos

MAIS ARTIGOS