comunicação

Notícias

13 de outubro de 2017

ANTP divulga
nova planilha tarifária

ANTP divulga

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) apresentou a nova planilha de cálculo dos custos das empresas de transporte público. A atualização retrata, dentre outras novidades, as mudanças tecnológicas em veículos e sistemas inteligentes de controle, as novas regulamentações ambientais e as diretrizes da Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012). Incorpora novos elementos introduzidos nos processos de contratação ocorridas no período, como a integração, terminais e infraestrutura, bem como traz uma importante inovação, distinguindo claramente o cálculo do lucro das empresas da remuneração do capital.

Para o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, a adequação se faz necessária em virtude do último documento ter sido produzido pelo GEPOT em 1996. "A ANTP juntamente com outros órgãos fez uma importante atualização com mudanças na metodologia do cálculo, atualizando a planilha de acordo com a nova realidade, já que o antigo cálculo era baseado em dados já muito desafados, elaborados pelo GEPOT no ano de 1996", revelou.

De acordo com a ANTP, os dois documentos publicados em agosto de 2017 - Método de Cálculo e Instruções Práticas - são resultados de estudos desenvolvidos por técnicos das entidades parceiras - Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Frente Nacional de Prefeitos e Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), espelhando o atual momento vivido pelo transporte público urbano.

A aplicação do novo método afetará tanto a realidade dos contratos existentes quanto aqueles que serão celebrados no futuro. Ressalta-se que os custos do transporte público derivam também do modo como ele é concebido e organizado nas cidades pelo Poder Público, da sua coerência com a Lei 12.587 - Lei de Mobilidade Urbana - e com o Plano de Mobilidade Urbana, este tornado obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes.

Acessar planilha no site: www.antp.org.br

FONTE: ANTP

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

30 de outubro de 2020

Despoluir da Fetronor participa do Encontro Técnico

Nacional do Programa Despoluir

29 de outubro de 2020

João Pessoa amplia horário dos ônibus

para atender trabalhadores do comércio

29 de outubro de 2020

Quatro peças marcam nova etapa da campanha de fortalecimento

do transporte público destinada a candidatos nas eleições 2020

MAIS NOTÍCIAS