comunicação

Notícias

25 de fevereiro de 2021

ANTP lança
Portal Boas Práticas

ANTP lança

Inicialmente com alguns exemplos ilustrativos de como as experiências positivas de mobilidade serão expostas, ele é essencialmente um convite para que todos – órgãos públicos e mesmo aqueles que tenham o que mostrar na área de mobilidade urbana – possam expor suas boas práticas.

As regras estão descritas no próprio Portal, cuja missão integra o DNA da ANTP: disseminar boas iniciativas em mobilidade urbana.

Luiz Carlos Mantovani Néspoli, o Branco, superintendente da ANTP, explica o que motivou a iniciativa.

Ele conta que o país é composto por mais de 5.500 Municípios, alguns deles reunidos em mais de 40 Regiões Metropolitanas, além de inúmeras rodovias ligando cidades e estados.

Somos, por outro lado, uma República Federativa, o que significa que as responsabilidades são atribuídas à União, aos Estados e Distrito Federal e aos Municípios, algumas com exclusividades e outras complementares ou compartilhadas”, ele cita.

Nesse universo todo, Branco lembra o mosaico que a questão do transporte e da mobilidade está inserido: “a cada ente federativo a Constituição Federal incumbe atribuições no âmbito do transporte público, da gestão do trânsito e da mobilidade urbana de modo geral”.

Desta forma, ele explica que soluções estão sendo aplicadas em todo o país, seja por gestores públicos, pela iniciativa privada, ou por organizações não governamentais.

Daí vem o propósito do Portal Boas Práticas em Mobilidade Urbana da ANTP: propiciar que as soluções que resultaram em bons benefícios para os cidadãos, para a cidade e para a sociedade em geral possam ser registradas e servir de exemplos e modelos para outros gestores públicos.

Participação é aberta.

O Portal de Boas Práticas em Mobilidade Urbana é a soma de esforços de todos, dos dirigentes públicos especialmente, os quais tem a responsabilidade de encontrar soluções e implementá-las, mas também de gestores do mundo privado que também produzem soluções nos seus campos de atuação, desde estejam atreladas aos objetivos deste Portal, qual seja a da melhoria da qualidade da mobilidade urbana e da qualidade de vida nas cidades.

Desta forma, ele ressalta que ao mesmo tempo em que se contribui para a composição do acervo de boas práticas do Portal, todos podem se beneficiar das demais soluções e, ainda, as cidades também passam a ter destaque nacional.

Branco afirma que as pessoas têm a necessidade se movimentarem em busca de tudo o que a cidade oferece: trabalho, escola, saúde, justiça, questões da administração pública, lazer. “O Estatuto da Cidade confere o esse direito à cidade”, ele destaca.

?Cita ainda que há muitas maneiras das pessoas se movimentarem, ou como se diz tecnicamente, há muitos modos: a pé, de bicicleta, de transporte público, por automóvel particular, por sistemas por aplicativo e, ainda, pelos modos autopropulsores, como skates, patinetes, etc. ?

As cidades comportam todos estes modos de viagem, cada qual dentro de suas razões, e todos são mais eficientes de maior qualidade se são integrados, de maneira a aumentar as opções de viagem da população”, diz o superintendente.

Neste ponto Branco explica o que são as melhores práticas.

Elas devem buscar a eficiência, redução de emissões de poluentes, redução de acidentes, redução de tempos de viagem e redução de custos, conforto para as pessoas, melhor qualidade de vida e outros benefícios sociais”.

De acordo com ele participar do Portal é muito fácil

Não deixe sua cidade fora do Portal de Boas Práticas em Mobilidade Urbana se você tem uma boa solução com benefícios significativos para as pessoas e para a cidade?Conheça as Orientações e saiba como participar. Verá que é muito mais fácil do que você pensa”.

Para participar, basta clicar no link: ORIENTAÇÕES 

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

15 de abril de 2021

Empresas estão na UTI

Artigo de Francisco Christovam, conselheiro da NTU

14 de abril de 2021

Motoristas e cobradores do Grande Recife pedem

prioridade na vacinação contra a Covid

14 de abril de 2021

Presidente da CNT tem reunião com Jair Bolsonaro

Encontro debateu questões de interesse do setor empresarial

MAIS NOTÍCIAS