comunicação

Notícias

09 de março de 2016

Biodiesel no diesel
Chegará a 10% em 3 anos

Biodiesel no diesel

 


A lei que eleva a mistura obrigatória de biodiesel de 7% (B-7) para até 10% (B-10), ao longo de três anos, já aprovada pelo Congresso Nacional, aguarda sanção presidencial. O projeto foi apoiado por unanimidade no Senado e na Câmara dos Deputados, onde a votação ocorreu na quinta-feira (3). Conforme o texto, o aumento será gradual. Após a lei ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em um ano, o diesel comercializado nos postos de combustíveis já contará com 8% de biocombustível. No ano seguinte, chegará a 9% e, depois, a 10%.
A expectativa da Ubrabio (União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene), é que isso reduza a dependência externa de diesel fóssil. No ano passado, o Brasil importou sete bilhões de litros. Além disso, aumentará o aproveitamento da capacidade instalada das empresas produtoras de biodiesel no Brasil. Conforme o diretor-superintendente da entidade, Donizete Tokarski, a ANP (Agência Nacional do Petróleo), a indústria tem produção autorizada de 7,5 bilhões de litros por ano. Atualmente, são produzidos quatro bilhões de litros.
“Cada 1% de aumento da mistura significa 600 milhões de litros a mais por ano. Assim, quando alcançarmos o B-10, chegaremos a 5,8 bilhões de litros produzidos anualmente”, diz ele.  Para se ter uma ideia, o B-7 reduz em 5% as emissões de poluentes, em comparação com o diesel comum. No caso do B-10, a diminuição será de 7%. Tokarski lembra que isso está alinhado com o compromisso firmado pelo Brasil na COP-21 (21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) pela redução das emissões, a fim de conter o avanço do aquecimento global. “Essa agenda é totalmente conectada com a tendência mundial de melhorar os aspectos de sustentabilidade dos combustíveis”, ressalta.
Fonte: Agênica de Notícia CNT

 

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

13 de agosto de 2020

Especial Transporte: empresas recorrem

até ao crédito rotativo para sobreviver

13 de agosto de 2020

Transporte público da Região Metropolitana do

Recife espera receber R$ 104 milhões de ajuda federal

13 de agosto de 2020

Campanha do SETURN mobiliza Natal e

arrecada 105 toneladas de doações

MAIS NOTÍCIAS