comunicação

Notícias

26 de junho de 2014

Fetronor entrega novos equipamentos
Equipamentos do Programa Despoluir serão entregues a partir do dia 27

Fetronor entrega novos equipamentos

A Fetronor disponibiliza a partir desta sexta-feira (27) os novos equipamentos para as aferições do Programa Despoluir. Agora, o controle da emissão de poluentes por caminhões e ônibus terá avaliação da opacidade da fumaça resultante da combustão pelo opacímetro e a análise das rotações do motor pelo tacômetro, sendo processados por um novo programa computacional , desenvolvido especialmente pela Tecnomotor.

"Esse modelo vai garantir um resultado mais apurado e atende à Instrução Normativa 6 da resolução 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)", explica o superintendente da Fetronor, Eiblyng Menegazzo. Para aprender a usar esse sistema, os técnicos do Despoluir da base da Fetronor (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), Cepimar (Ceará, Piauí e Maranhão) e Fetrabase (Bahia e Sergipe) participaram de treinamento realizado no início de junho no Sest/Senat do Recife.

Na ocasião, o coordenador de Projetos Especiais da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vinícius Ladeira, explicou que o objetivo foi habilitar os técnicos para começar a utilizar os novos equipamentos e o programa. Na parte prática fizeram diversas simulações usando o opacímetro e o tacômetro, além de receber orientações sobre as ligações dos cabos e das conexões com o caminhão. Também tiveram que entender sobre o padrão de aceleração e rotação para a aferição.
O curso teve aulas teóricas e demonstração dos equipamentos da Tecnomotor que substituem os da Napro, usados desde 2007, quando o Despoluir Programa Ambiental do Transporte começou a operar.

Os novos equipamentos serão entregues pela Fetronor para os técnicos que atuam nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para dar continuidade ao programa, toda a frota de veículos do Despoluir foi renovada. A equipe da Fetronor recebeu recentemente seis Fiat/Palio zero km.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

29 de maio de 2020

Governo de Pernambuco anuncia plano para reabertura econômica

Retorno será gradual e deve respeitar orientações sanitárias

29 de maio de 2020

Prefeitura do Natal diz não ser necessário

adotar regime de lockdown no município

29 de maio de 2020

Desemprego no Brasil sobe para 12,6% em abril

e atinge 12,8 milhões, segundo IBGE

MAIS NOTÍCIAS