comunicação
Notícias
Inflação prévia
do setor tem alta de 1%

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nessa semana o resultado da inflação prévia no país em vários setores, incluindo o de transportes com base no IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15).
A área de transportes registrou um crescimento de 1%, principalmente devido ao aumento dos combustíveis, com alta na gasolina de 1,17%, óleo diesel (0,53%), gás veicular (0,55%) e o etanol com a maior elevação nos preços, chegando a 4,02% na variação entre outubro e novembro deste ano.
Indo em sentido oposto está o setor aéreo, que apesar de um aumento em 3,46% no valor das passagens, apresentou desaceleração de 39,90% em relação a outubro.
Já as passagens no transporte rodoviário registraram leve queda, marcando uma baixa de 0,40% nas viagens intermunicipais e 0,52% nas interestaduais.
SOBRE O IPCA-15
O cálculo do IPCA-15 divulgado pelo IBGE se baseia em dados coletados entre 14 de outubro e 12 de novembro, sendo comparados com os dados anteriores datados do período entre 12 de setembro e 13 de outubro.
A metodologia abrange regiões metropolitanas de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.
Fonte: Diário do Transporte
Compartilhe esta notícia
últimas notícias
25 de janeiro de 2021
Empresários do transporte público de Campina Grande
25 de janeiro de 2021