comunicação

Notícias

07 de dezembro de 2020

Infraestrutura vai
receber mais de R$ 100 bi

Infraestrutura vai

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou na última semana de uma série de encontros com investidores globais, durante roadshow do Bank Of America, realizado de forma virtual. Freitas mostrou otimismo com os leilões previstos para 2021 e afirmou que os novos contratos de concessão de infraestrutura devem superar R$ 100 bilhões. “Vamos leiloar de 50 a 60 ativos no ano que vem”, destacou.

As reformas realizadas nos últimos anos – como a trabalhista, da previdência e o teto de gastos – ajudaram a construir cenário favorável para a queda brusca dos juros no Brasil, lembrou Freitas. Os indicadores econômicos indicam recuperação da atividade produtiva, segundo o ministro. Somado a isso, o país oferece segurança jurídica e respeito aos contratos, o que torna o Brasil atrativo para o investimento estrangeiro.

SELO VERDE - Durante sua apresentação, Freitas detalhou o conjunto de ativos a serem concedidos, composto por ferrovias, aeroportos, rodovias e terminais portuários. “Temos uma carteira de projetos grande, sendo que ativos combinados geram sinergia e podem alavancar a taxa de retorno”, salientou o ministro, como mais uma vantagem para os investimentos de longo prazo no Brasil.

Por fim, o ministro apontou a importância da sustentabilidade ambiental para os projetos de infraestrutura. Parceria do ministério com a Climate Bonds Initiative (CBI) e com a agência de cooperação alemã GIZ está possibilitando a estruturação dos projetos já com selos verdes, o que permitirá acesso aos mercados de green bonds. “Tenho certeza de que teremos não só leiloes bem-sucedidos, mas também contratos bem-sucedidos”, afirmou.


Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

13 de maio de 2021

CNT e diversas entidades se posicionam sobre o

teor de biodiesel no óleo diesel comercializado à sociedade

13 de maio de 2021

SEST SENAT oferece novos serviços para

os caminhoneiros a partir desta semana

12 de maio de 2021

SEST SENAT leva atendimentos de saúde a taxistas

Ação nacional estará nos estados da Paraíba e Alagoas

MAIS NOTÍCIAS