comunicação

Notícias

20 de junho de 2016

INMETRO avalia
equipamentos do Despoluir

INMETRO avalia

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) já enviou o primeiro lote dos equipamentos do Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, para avaliação e certificação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), na cidade de São Paulo. Foram enviados os opacímetros da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. O quarto estado da base da Fetronor, Pernambuco, será enviado em julho.

Conforme a coordenadora do Despoluir da FETRONOR, Adriana Dias, o procedimento é anual e visa garantir maior qualidade nas aferições do Programa Despoluir. "Todos os anos os equipamentos do Despoluir são avaliados pelo INMETRO para garantir a validade das aferições realizadas pelo programa que neste semestre já contabiliza mais de 16 mil aferições", explica Adriana.

As aferições do Despoluir são realizadas de acordo com as normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a avaliação do INMETRO é fundamental para validar as normativas. Os equipamentos avaliados serão os opacímetros ( utilizado para medir a quantidade de fumaça emitida pelo veículo) e tacômetros (dispositivo que mede as rotações do motor) das seis unidades móveis da base da FETRONOR, nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

26 de fevereiro de 2021

João Pessoa amplia frota

com mais 30 veículos nos horários de pico

26 de fevereiro de 2021

Redução de passageiros durante a pandemia gera

prejuízo de R$ 2,6 bilhões para sistema de transporte de SP

25 de fevereiro de 2021

ANTP lança Portal Boas Práticas

Objetivo é apresentar experiências positivas para a mobilidade urbana

MAIS NOTÍCIAS