comunicação

Notícias

15 de fevereiro de 2013

Integração beneficia grande João Pessoa
Sistema metropolitano beneficia mais de 54 mil passageiros

Integração beneficia grande João Pessoa

Mais de 54 mil usuários do transporte coletivo dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Conde, Cabedelo e João Pessoa estão sendo beneficiados pelo Sistema de Integração Temporal das Linhas Intermunicipais da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), mais conhecida como Integração Metropolitana. A iniciativa garante ao passageiro o desconto de 50% no valor da segunda viagem.

Segundo o diretor institucional da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC), Mário Tourinho. a grande maioria dos usuários do benefício é formada por trabalhadores dos municípios vizinhos a João Pessoa que não tinham condições financeiras de arcar com o custo do deslocamento. “Muitas pessoas deixavam, principalmente, de trabalhar em João Pessoa porque o custo de quatro passagens diárias pesava muito no orçamento e com a integração metropolitana isso mudou”, ressaltou Mário.

A confirmação do sucesso da implantação do sistema está nos dados estatísticos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontam para o crescimento de postos de trabalhos em João Pessoa. Apesar de a Paraíba, em 2012, apresentar uma queda de 7,8% na geração de empregos em relação a 2011, os municípios de João Pessoa e Campina Grande fugiram à regra e apresentaram desempenhos positivos. “As duas cidades sediam setores importantes da economia como indústria, comércio e construção civil. Por isso devemos levar em consideração que elas atraem trabalhadores de todas as cidades vizinhas e precisam oferecer as melhores condições de transporte também”, justifica o diretor institucional da AETC.

Para ter acesso aos benefícios da Integração Metropolitana, implantada em 2009 pela AETC-JP, o usuário precisa ter o cartão 'Integra Bem', que pode ser adquirido gratuitamente no posto da AMTU, localizado no Terminal Rodoviário da capital paraibana. O usuário do transporte coletivo possui o tempo normal de sua viagem da cidade onde reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá meia hora para trocar de linha sem pagar pela segunda passagem. Atualmente, mais de 25 mil integrações/dia e 600 mil/mês, incluídos os passageiros da região metropolitana de João Pessoa, são realizadas no sistema de transporte coletivo de João Pessoa, em vários pontos da cidade.

 News - Assessoria & Comunicação

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

07 de agosto de 2020

PL que votará ajuda ao transporte público

define repasse a cidades com mais de 200 mil habitantes

06 de agosto de 2020

Câmara aprova urgência para votação

da ajuda de R$ 4 bilhões às empresas de ônibus

05 de agosto de 2020

Crise no transporte público de Campina Grande

obriga empresas a operarem com apenas 30% da frota

MAIS NOTÍCIAS