comunicação

Notícias

14 de setembro de 2011

Jovem Aprendiz dá oportunidade de primeiro emprego em empresas de transporte coletivo de João Pessoa
As empresas Transnacional, Reunidas e Mandacaruense, que fazem parte do programa estão atualmente com 49 jovens

Jovem Aprendiz dá oportunidade de primeiro emprego em empresas de transporte coletivo de João Pessoa

Cinco jovens estudantes com idades que variam entre 18 e 24 anos estão tendo a chance de conseguir o primeiro emprego com carteira assinada na empresa de transporte coletivo de João Pessoa Mandacaruense. Para eles, a iniciativa que os levou à empresa há menos de um mês, a partir do Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal, já vem gerando bons resultados. Além da remuneração com base no salário mínimo, segundo eles, a capacitação é outro beneficio do programa que vem conquistando os jovens aprendizes, que trabalham 4h/dia e freqüentam aulas de treinamento profissional durante 2h/dia. Os cinco  aprendizes da Mandacaruense, os 23 da Transnacional e os 21 jovens que trabalham na Reunidas foram contratados para atuar na função de ‘Cobrador Aprediz’.

Desenvolvido pelas empresas do sistema de transporte Coletivo de João Pessoa em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) Sest/Senat, o Programa possibilita que jovens até os 24 anos façam uma espécie de “iniciação” profissional e continue estudando, sendo esta última, aliás, uma exigência do programa. “Este é um programa que facilita a entrada do jovem no mercado de trabalho com a condição dele continuar frequentando a escola para permanecer contratado. A freqüência nas aulas dos cursos profissionalizantes ministrados pelo Sest/Senat, inclusive, é condição para que o jovem participe e continue no programa”, explica a técnica de segurança do trabalho da Mandacaruense, Maria Aparecida Inocêncio.

Agnaldo Almeida, de 19 anos, é um dos jovens aprendizes contratados pela empresa. Para ele, o programa já está mudando sua vida. “Este é meu primeiro emprego de carteira assinada e ele está transformando minha vida em todos os aspectos. Até na escola eu melhorei!”, afirma ele, lembrando que o auxílio dos colegas de trabalho é o seu maior incentivo. “Achei que fosse difícil trabalhar como cobrador, mas aqui todos ajudam uns aos outros e assim eu vou aprendendo a profissão e me sentindo seguro no dia a dia”, observa.

Os jovens aprendizes da Mandacaruense estão atuando na empresa desde o dia 22 de agosto. Por enquanto, seus contratos têm validade de um ano, mas no futuro, eles podem ser incorporados ao quadro permanente da empresa. Outras duas empresas do sistema de transporte de João Pessoa, a Transnacional e a Reunidas, também participam do programa através da contratação de 44 jovens, sendo que 23 deles atuam na Transnacional e 21 na Reunidas, também na função de ‘Cobrador aprendiz’.

Fonte: News - Assessoria & Comunicação

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

10 de julho de 2020

Idec pede rapidez na tramitação e aprovação

do Programa Emergencial do Transporte

10 de julho de 2020

Operação contra o transporte clandestino

ANTT realizará ação em todo o país

10 de julho de 2020

CNT promove quarta rodada da pesquisa sobre

a situação da empresas após quatro meses de pandemia

MAIS NOTÍCIAS