comunicação

Notícias

14 de julho de 2020

Tecnologias elevam
segurança dos passageiros

Tecnologias elevam

Empresas de transporte interestadual de passageiros vêm adotando e testando as melhores práticas para garantir viagens seguras, do ponto de vista sanitário, e tranquilidade para o usuário. 

No Paraná, por exemplo, o Grupo Viação Garcia–Brasil Sul, de Londrina, anunciou uma novidade no combate à covid-19, para garantir ar seguro dentro dos ônibus. A empresa passou a realizar a desinfecção interna do ar com aplicação de ozônio. Testada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a tecnologia garante 99% na eliminação de vírus. 

Além disso, passou a fazer a desinfecção do ambiente interno com a pulverização de quaternário de amônio, que se trata de um desinfetante, seguida de limpeza com álcool 70%. Além disso, os filtros de ar-condicionado são limpos com jato d’água a cada viagem. 

A efetividade das medidas sanitárias foi atestada em estudo da FUCS (Fundação Universidade de Caxias do Sul) que mostrou que a renovação do ar nas carrocerias utilizadas pela empresa é até 63% maior do que a existente em locais como supermercados, agências bancárias, aeroportos e shoppings centers.

Para garantir ainda mais a segurança sanitária, a empresa implantou cortinas de proteção entre as poltronas, que são lavadas e esterilizadas após cada viagem. As poltronas, produzidas em couro ecológico, permitem a completa higienização dos assentos a cada viagem. Além disso, todas as peças de uso dos passageiros, como mantas, travesseiros e capas de poltronas são esterilizadas, secas e embaladas antes dos embarques.

O embarque dos passageiros ocorre com distanciamento físico de dois metros, sinalizado com marcações nas plataformas, e com medição de temperatura. Para subir no ônibus, o passageiro deve limpar as solas do sapato em um tapete higiênico preparado com produtos desinfetantes e sanitizantes, que eliminam vírus e bactérias. 

Todos os ônibus disponibilizam dispensers de álcool em gel na entrada dos veículos e próximos ao toalete. Após a acomodação dos passageiros, locais de contato, como corrimão e portas, são higienizados com álcool 70% novamente. O uso de máscaras é exigido durante toda a viagem.

O Grupo Viação Garcia–Brasil Sul atende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerai e chega a transportar mais de 20 milhões de pessoas ao ano.

Fonte: CNT

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

05 de agosto de 2020

Crise no transporte público de Campina Grande

obriga empresas a operarem com apenas 30% da frota

04 de agosto de 2020

OPINIÃO: Transporte coletivo é o grande aliado

na retomada à normalidade

04 de agosto de 2020

Urbana-PE propõe mudança em horários

de comércio e serviços para diminuir pressão sobre sistema de transporte

MAIS NOTÍCIAS