comunicação

Notícias

20 de abril de 2012

Programa Despoluir aprova 92% da frota de ônibus de João Pessoa
Programa Despoluir vem atestando bons índices de aprovação dos veículos que integram à frota de ônibus da capital paraibana

Programa Despoluir aprova 92% da frota de ônibus de João Pessoa

Promover a melhoria da qualidade do ar por meio da redução da emissão de poluentes no meio ambiente. É com esse objetivo que as empresas de transportes coletivos de João Pessoa são avaliados periodicamente pelo programa Despoluir, que é desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e coordenado na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor). 

Mensalmente, os técnicos do Despoluir visitam as garagens das empresas para avaliar os ônibus. “Toda a frota é vistoriada pelo menos duas vezes ao ano. Quando encontramos algum veículo fora do padrão, enviamos o ônibus de a manutenção das empresas e depois repetimos o teste, algum tempo depois", explica o coordenador do Despoluir na Paraíba, Amauri Azevedo. 

O Despoluir é um programa nacional, executado na base da Fetronor, que avalia periodicamente a frota de ônibus do Rio Grande do Norte (Natal e Mossoró), Paraíba (João Pessoa e Campina Grande), Pernambuco (Recife) e Alagoas (Maceió). 

Na avaliação dos técnicos do Programa Despoluir realizada na frota da capital da Paraíba, no primeiro trimestre deste ano, as empresas de João Pessoa apresentaram resultados bastante positivos. De um total de 442 avaliações realizadas pelo Despoluir, registrou-se uma aprovação de 92% dos ônibus.

Na Praíba, participam do Despoluir as empresas Marcos da Silva, Mandacaruense, Transnacional, Reunidas, São Jorge e Santa Maria, todas que integram o sistema de transporte de João Pessoa. Já em campina Grande participam as empresas Idalino Transporte, Transnacional, Cruzeiro, Cabral e Nacional.


“Nos últimos seis anos já renovamos mais de 50% da frota que hoje tem apenas 3,3 anos de idade média e os resultados do Despoluir atestam os investimentos que as empresas vêm fazendo na aquisição de ônibus que usam uma tecnologia menos poluente e numa manutenção muito mais preventiva que corretiva”, destaca Mário Tourinho, diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC JP).

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de setembro de 2020

De que reforma tributária o transporte precisa?

Proposta de criação da CBS não é suficiente

18 de setembro de 2020

SEST SENAT realiza mobilização nacional

na Semana do Trânsito

17 de setembro de 2020

Setor de transporte começa a dar sinais de recuperação

Economista e representantes avaliam que o momento é de estabilidade

MAIS NOTÍCIAS