comunicação

Notícias

09 de janeiro de 2012

Programa Despoluir
Programa Despoluir avalia ônibus de Mossoró

Programa Despoluir

Os 40 ônibus que compõem a frota do transporte público de passageiros de Mossoró passarão pela primeira avaliação de 2012 do Programa Despoluir.

Na segunda-feira à noite, os técnicos do programa trabalharão nas garagens das empresas e na terça-feira, os ônibus serão avaliados nos terminais de ônibus da cidade.

O programa Despoluir é desenvolvido  pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) e tem o objetivo de melhorar a qualidade do ar e redução da emissão de poluentes pelos ônibus a cidade.

Desde que foi criado, há 13 anos, o programa já realizou mais de 100 mil avaliações nos ônibus do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Nesse período, 30 mil toneladas de CO2 e mais de 600 toneladas de material particulado, que se inalado, prejudica a saúde, deixaram de ser emitidos por causa do diagnóstico feito pelo Despoluir e dos ajustes das frotas feitos pelas empresas.

Como forma de incentivar as empresas que participam do programa, a Fetronor realiza, anualmente, o Prêmio Despoluir/Fetronor de Qualidade Ambiental para reconhecer as empresas que apresentarem melhor avanços na redução de emissão de gases.

No ano passado, o prêmio ficou com a empresa Cidade do Sol, de Mossoró.Como funciona – A unidade móvel do programa Despoluir, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros.

Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99).

Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites da legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de setembro de 2020

De que reforma tributária o transporte precisa?

Proposta de criação da CBS não é suficiente

18 de setembro de 2020

SEST SENAT realiza mobilização nacional

na Semana do Trânsito

17 de setembro de 2020

Setor de transporte começa a dar sinais de recuperação

Economista e representantes avaliam que o momento é de estabilidade

MAIS NOTÍCIAS