comunicação

Notícias

17 de outubro de 2017

SEST SENAT
cursos de eficiência energética

SEST SENAT

Começou, nesta segunda-feira (16), o Workshop de Instrutores do Programa Nacional de Eficiência Energética da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e do SEST SENAT. Em três dias de capacitação, instrutores do SEST SENAT e representantes do NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e do setor transportador canadense formatarão, na Unidade de Samambaia (DF), a proposta pedagógica dos cursos que serão oferecidos pelo SEST SENAT, dentro do novo programa.

Essas novas qualificações – que contarão com certificados reconhecidos internacionalmente – terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é capacitar os trabalhadores do setor para alcançar melhores níveis de eficiência energética no transporte de cargas e de passageiros. Ao final da semana, os instrutores participantes da capacitação também receberão certificação internacional.

O diretor adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, considera que o treinamento representa um marco na agenda de eficiência energética no Brasil. "A CNT e o SEST SENAT têm estudado, há muito tempo, essa questão da eficiência energética. Até então, havia muita teoria e conhecimento. Agora, é o momento de colocar a mão na massa e fazer com que os instrutores disseminem as informações que serão fornecidas ao longo desta semana."

Gary Murray, representante do NRCan, abriu as atividades do dia apresentando o histórico do programa canadense, as iniciativas de treinamento de motoristas, além dos dispositivos regulatórios do país. Segundo ele, a eficiência energética e os combustíveis alternativos são prioridade do governo local, tendo em vista que o transporte, por lá, é responsável por 23% da emissão de gases de efeito estufa.

Parceria

O evento desta semana é resultado de um acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan e o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo). A oferta dos cursos sobre eficiência energética, com certificação internacional, também será viabilizada por meio dessa cooperação.

Ainda no âmbito da parceria, na próxima quinta-feira (19), será realizado, na sede da CNT, em Brasília, o Encontro Internacional Eficiência Energética e Educação, evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a CNT e com o ITL (Instituto de Transporte e Logística). O objetivo é debater e compartilhar estratégias eficazes para a eficiência energética no Brasil e no mundo.

Levantamento

No ano de 2015, foi realizada a primeira Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas, na qual foram ouvidos empresários do setor a respeito das iniciativas para redução do consumo de combustível. O levantamento revelou que, por meio do treinamento de motoristas de caminhão, é possível economizar 12% ou mais quantidade de diesel.

Por Diego Gomes - CNT Notícias

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

29 de outubro de 2020

João Pessoa amplia horário dos ônibus

para atender trabalhadores do comércio

29 de outubro de 2020

Quatro peças marcam nova etapa da campanha de fortalecimento

do transporte público destinada a candidatos nas eleições 2020

28 de outubro de 2020

Termina greve de ônibus em Natal

com acordo entre empresas e trabalhadores

MAIS NOTÍCIAS