comunicação

Notícias

26 de julho de 2016

Taxistas x saúde
Ação SEST SENAT

Taxistas x saúde

Taxistas de nove cidades brasileiras terão acesso durante esta semana, a partir do dia 27, a atendimentos gratuitos de saúde. O projeto Transportando Saúde nas Cidades, desenvolvido pelo SEST SENAT tem como objetivo oferecer bem-estar e melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte (taxistas, motoristas de ônibus e caminhoneiros), contribuindo para um trânsito mais seguro.

Na primeira fase nacional do projeto, os serviços acontecem em Recife (PE), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Santa Maria (RS), Cariacica (ES), Belém (PA) e João Pessoa (PB) e serão voltados exclusivamente para taxistas. Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), que já realizaram uma etapa da ação em julho, também oferecem os serviços durante essa semana. As outras fases acontecem a partir de setembro.

Os taxistas poderão participar dos serviços de saúde que serão disponibilizados em locais de grande circulação desses profissionais, como cooperativas, terminais rodoviários e aeroportos. Durante a ação, eles receberão dicas nutricionais e orientações sobre os riscos do uso de álcool e drogas. Também serão realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de ginástica laboral, com foco na prevenção de doenças da coluna.

Levantamento realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) sobre o perfil dos taxistas mostra que, devido à rotina de trabalho, esses profissionais não têm muito tempo para cuidar da saúde. Apenas 46,2% deles procuram atendimentos de forma preventiva; 73,6% estão acima do peso; 16,7% já tiveram ou trataram problemas de pressão alta e 14,7%, problemas de coluna. Em relação à alimentação, 45,9% não têm local certo para realizar as refeições, e apenas 28,1% se alimentam em casa.

Até o fim do ano, a ação também atenderá os motoristas de ônibus e caminhoneiros em 17 cidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cariacica (ES), Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Sobral (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP). A expectativa é atender 15 mil profissionais em todo o país.

CONFIRA AS DATAS E AS CIDADES

27/7 - Cariacica (ES)
27/7 - Belo Horizonte (MG)
26 a 28/7 - Belém (PA)
29/7 - João Pessoa (PB)
​25 e 27/7 - Recife (PE)
29/7 - Salvador (BA)
27 e 29/7 - Foz do Iguaçu (PR)
25 a 28/7 - Santa Maria (RS)
27/7 - São Paulo (SP)​

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

29 de maio de 2020

Governo de Pernambuco anuncia plano para reabertura econômica

Retorno será gradual e deve respeitar orientações sanitárias

29 de maio de 2020

Prefeitura do Natal diz não ser necessário

adotar regime de lockdown no município

29 de maio de 2020

Desemprego no Brasil sobe para 12,6% em abril

e atinge 12,8 milhões, segundo IBGE

MAIS NOTÍCIAS