comunicação

Notícias

31 de outubro de 2019

Urbana-PE participa
de laboratório de mobilidade

 Urbana-PE participa

Porto Digital e Urbana-PE assinaram acordo nesta semana para a implantação do Laboratório de Inovação Digital em Mobilidade Urbana, que será instalado no prédio do Portomídia. O projeto tem a missão de mapear desafios e oportunidades que propiciem a inovação digital para a mobilidade urbana. A assinatura ocorreu no Apolo 235 e contou com a presença de empresários, autoridades, pesquisadores e público externo.Além do espaço físico, o laboratório visa o mapeamento de desafios e oportunidades tecnológicas e a implementação de soluções inovadoras em prol da mobilidade urbana em temas como segurança, informações e relacionamento com o usuário, eficiência operacional, bilhetagem e pagamentos, roteamento inteligente, telemetria, entre outros.

Serão cinco etapas ao longo de 24 meses, da implantação e operação inicial do laboratório até o desenvolvimento de modelos de negócio e proposição de mudanças regulatórias.

Nesse meio tempo, o Porto Digital irá realizar workshops e mapear soluções, assim como prospectar e assessorar na contratação de soluções maduras para os desafios mapeados. "A Urbana-PE entende que este é um momento crucial para inovar. Precisamos pensar em soluções que impactem na qualidade do transporte público e em novos modelos de negócio para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e justas. O Porto Digital será um parceiro fundamental neste processo", explica o presidente do Urbana-PE, Fernando Bandeira (foto).

Além disso, o acordo tem como princípio a integração do ecossistema de inovação de Pernambuco com as empresas ligadas à Urbana-PE. "O que queremos construir juntos é uma cooperação para enfrentarmos os desafios atuais da mobilidade urbana e transporte de passageiros, além de, com estudos de cenários propositivos realizados em conjunto, antever também o futuro e preparar as companhias para melhor atender a sociedade", aponta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Fonte: NTU

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

25 de janeiro de 2021

Empresários do transporte público de Campina Grande

apresentam problemas do setor ao prefeito Bruno Cunha

25 de janeiro de 2021

Sistema CNT lança ebook e site dedicados

à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

22 de janeiro de 2021

Número de passageiros de ônibus em Mossoró

cai mais de 90% durante a pandemia

MAIS NOTÍCIAS