comunicação

Notícias

04 de junho de 2021

Urbana pede
ampliação da vacinação

Urbana pede

Diferentemente de outras categorias, a vacinação contra a covid-19 dos profissionais do transporte público rodoviário está sendo limitada a motoristas e cobradores de ônibus em algumas cidades de Pernambuco. Fiscais, organizadores de fila e gestores de terminais, por exemplo, ficaram de fora desde que o governo de Pernambuco decidiu antecipar a imunização de todos os grupos prioritários, na quinta-feira (27/5). Por isso, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) está pedindo a ampliação.

 

Um documento com argumentações para a inclusão de outros profissionais que atuam diariamente no sistema foi encaminhado nesta terça-feira (1º/6) para o governador Paulo Câmara, o secretário estadual de Saúde, André Longo, o novo secretário de Desenvolvimento Urbano, Tomé Franca, os 14 prefeitos da Região Metropolitana do Recife e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Segundo a Urbana-PE, por enquanto quem está limitando a vacinação são as cidades de Recife e Olinda. Enquanto Jaboatão dos Guararapes está vacinando todos os profissionais.

 

No documento, o sindicato argumenta que todas as demais categorias profissionais tidas como prioritárias (metroviários, aeronautas, aquaviários, forças armadas, portuários, industriais, etc), foram incluídas completamente. E que a restrição dos rodoviários a apenas duas funções pode ser um indicativo de que houve uma interpretação equivocada do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a covid-19 (7ª edição). O quantitativo de profissionais no País seria a prova dessa interpretação errada.

 

"O PNO, em seu Quadro 1 - Estimativa populacional para a Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19 - 2021 apresenta o quantitativo de 678.264 profissionais rodoviários, o que corresponde ao quantitativo total de trabalhadores do setor acima de 18 anos, de acordo com dados do CAGED 2020 e não apenas aos profissionais que exercem a função de motorista e cobrador", diz o documento assinado pelo presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira.

NE 10

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

21 de junho de 2021

Transporte público precisa de socorro financeiro e reestruturação

Esse foi o consenso dos participantes da audiência pública

21 de junho de 2021

Transporte público vive onda de falências

21 grupos encerraram as atividades no período da pandemia

21 de junho de 2021

Recife aprova priorização de vacina contra

covid-19 para motoristas de ônibus

MAIS NOTÍCIAS