No dia em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o SEST SENAT assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A cerimônia de assinatura ocorreu na sede do ministério. O projeto Qualifica Mulher para o Transporte tem o objetivo de aumentar a capacidade de empregabilidade das mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional e empreendedorismo, com vistas à sua inserção no mundo do trabalho, no setor de transporte, com a finalidade de promover sua autonomia econômica.

A meta é impactar mais de 5.000 mulheres com conhecimentos básicos de empregabilidade e empreendedorismo, aplicáveis ao segmento do transporte. “No transporte, um setor historicamente demarcado pela intensa presença masculina, as mulheres representam ainda 17% da mão de obra. Esse quadro, porém, vem se alterando de maneira consistente nos últimos anos. Já é comum nos depararmos com mulheres em boleias dos caminhões, em cabines de ônibus, no cockpit dos aviões e no comando de navios e trens. Estou certa de que, com o respaldo do governo federal, alcançaremos resultados expressivos e contribuiremos para aumentar a presença feminina no setor de transporte e, por extensão, garantir renda e dignidade a milhares de brasileiras”, afirmou Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT.

Programa será dividido em três fases, com duração de 98 horas-aula. A primeira fase é formada por palestras online, com os temas “Mulher do Transporte, SIM! E daí?” e “Oportunidades para mulheres no segmento de transporte”. Ao final, as participantes receberão certificado de participação. A segunda fase do acordo traz um curso na modalidade a distância sobre Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento de Transporte, com carga horária de 30 horas-aula.

Na terceira fase será ofertado curso prático presencial dentro do projeto Escola de Motoristas – Escola de Motoristas Profissionais: Capacitação e Atualização de Condutoras Habilitadas na Categoria D. Serão oferecidas até 90 vagas, nas unidades do SEST SENAT de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Vale do Aço (MG), Salvador (BA) e Londrina (PR).
“Hoje é um dia muito importante e histórico para ao governo. Este acordo de cooperação técnica vai estimular o empreendedorismo e a capacitação pois muitas mulheres que estão no ciclo de violência doméstica estão com agressor porque dependem dele. As mulheres vão passar por curso de capacitação e depois vão ter dinheiro para empreender e ter seu próprio negócio. É assim que a gente tira a mulher do ciclo de violência, dando a ela autonomia financeira”, afirmou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Na assinatura do acordo, a ministra Damares Alves foi representada por Cristiane Brito, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres.

Últimas notícias VER TODOS