Com foco no planejamento e controle da compra do óleo diesel, usando uma solução inteligente de monitoramento do custo desse combustível, para gerar eficiência financeira às empresas de ônibus, a startup Combudata levou a melhor nas apresentações (Pitch Day) da etapa final do III Desafio COLETIVO durante o último dia do Seminário Nacional NTU 2021 e Feira Lat.Bus e Transpúblico. “Desenvolvemos um software que permite as empresas negociar o combustível sem se limitar só ao preço”, destacou Daniel Corella, CEO da Combudata, que comemorou muito a vitória.

A Combudata foi a segunda startup a se apresentar no pitch do III Desafio COLETIVO. Durante a apresentação, Daniel informou que a startup já tem 300 milhões de litros de combustíveis analisados e assegurou que as empresas de ônibus que aderirem ao software terão controle sobre a compra do diesel, que hoje, segundo a NTU, representa 26% dos custos totais do setor de transporte coletivo urbano.

Com a solução, as empresas de ônibus poderão monitorar o custo do diesel de forma inteligente para obter a melhor condição comercial na compra do combustível, com informações específicas e diretivas, segundo detalhou Daniel, na exposição sobre a solução inovadora.

O evento final contou ainda com a participação de duas startups pré-incubadas em Desafios anteriores do COLETIVO, que falaram um pouco da importância desse processo para o mercado. Leonardo Carvalho Santiago, CEO da Areja Bus e Milton Silva, da Mobsys (cujo nome original era On.I.Bus), reconheceram que fazer parte do programa de inovação COLETIVO abriu portas.

Pré-incubadas

Além da vencedora Combudata, outras duas startups, a Eco.milhas e a Wifi Wiz, segunda e terceira colocadas, respectivamente, também serão pré-incubadas pelo programa de inovação da NTU. Com solução multimodal e sistema que entrega milhas e os reverte em benefícios para as empresas de ônibus, Lucas Nicoleti, CEO da Eco.milhas, agradeceu pela oportunidade da pré-incubação da startup no COLETIVO. “Na prática, combinamos dados de mobilidade com dados de consumo”, destacou. A proposta de valor da Ecomilhas é recompensar usuários de mobilidade sustentável ao compensar emissões de empresas através de um sistema de milhas urbanas.

No caso da terceira colocada, a startup Wifi Wiz, o objetivo é gerar renda extra para quem utiliza o roteador wifi (empresas de ônibus, por exemplo), segundo explicou o CEO, Giancarlo Boaron. “Nós geramos rendas extras e benefícios com redes wifi da Wiz”, destacou e também agradeceu a oportunidade de a startup ser pré-incubada pelo COLETIVO.

NTU

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